PORTFÓLIO DE TRABALHOS

Todos os anos a Nunes presta uma infinidade de serviços de fabricação e montagem, de pequeno e grande porte, nos mais variados segmentos. A cada trabalho concluído segue-se outro, consolidando a imagem de competência e qualificação da empresa no mercado. Isto é bastante visível nas longas parcerias firmadas. Mas não é só isso: a Nunes sempre procura participar de novas concorrências, captando assim novos parceiros e novas histórias de sucesso.

Breve listagem de importantes serviços realizados:

Fabricação e montagem de Silos de Coque : figura entre as maiores obras do grupo Nunes, envolvendo fabricação e montagem (mais de 1.100 toneladas) de dois grandes silos para estocagem de coque, cada um com diâmetro máximo de 12,8 metros e 42 metros de altura. Os silos foram fabricados e montados com sistema próprio de correias transportadores (para alimentação e esvaziamento). Serviço prestado para a siderúrgica ThyssenKrupp CSA, no Rio de Janeiro.

Topo


Fabricação e montagem de tubulações de alívio : serviço grandioso para a siderúrgica TKCSA, no Rio de Janeiro. Foram fabricadas e montadas cerca de 500 toneladas de tubulação para os sistemas Primário e Secundário dos 432 fornos da Coqueria. Os 1.296 conjuntos alcançaram a incrível marca de 7,8 quilômetros de tubulação.

Topo


Troca das juntas de dilatação : trabalho realizado a convite da Siemens VAI e em cooperação operacional com a Paul Wurth do Brasil Services. O objeto do contrato foi o reposicionamento e a troca das juntas de dilatação das tubulações que saem do alto-forno 1 da TKCSA (Rio de Janeiro - RJ).

Topo


Recuperação de Carregador de Navios : envolveu fabricação e montagem pelo Grupo Nunes para atender ao Terminal Ilha Guaíba (Vale), em Mangaratiba (RJ). Houve troca de várias peças e estruturas, onde se incluíam vigas, trucks, pernas, trenós, tirantes e transportadores de correia. Trabalho de grande porte realizado em tempo recorde (14 dias antes do previsto em contrato).

Topo


Adequações NR22 : objeto de vários contratos com a Vale, visando a atender unidades em Minas Gerais. As adequações para a Norma de Segurança NR22 envolvem projeto, reformas, pequenas fabricações e montagem (geralmente in loco) de corrimãos, guarda-corpos, escadas, passarelas...

Topo


Emenda de Perfis : serviço colossal, com a emenda de mais de 19.000 perfis para as obras de estaqueamento do Laminador 4 da siderúrgica Gerdau Cosigua, em Itaguaí (Rio de Janeiro). Trabalho realizado em parceria com a TKGFT, empresa do grupo ThyssenKrupp detentora de uma tecnologia de estaqueamento por vibração de perfis. O sucesso foi tão grande que as obras da TKCSA foram ampliadas, servindo de vitrine para trabalhos futuros concretizados na fábrica da Rolls Royce e na ampliação do hotel Windsor.

Topo


Pig Casting Machine : uma das maiores máquinas de moldar gusa do Brasil, além de primeira projetada, fabricada e montada em território nacional. Mais de 80% da fabricação e montagem ficaram a cargo do Grupo Nunes (Mecânica Industrial Nunes e Mec. IN Service).

Topo


Construção da TKCSA : megaempreendimento do grupo ThyssenKrupp, em Sepetiba (RJ). Há contratos diretos com a CSA, bem como através da Paul Wurth do Brasil. Entre os serviços contratados estão reparo e montagem de estruturas metálicas nos dois altos fornos, além da fabricação de diversos equipamentos (ex.: torres de transferência).

Topo


Estruturas para sistema de transporte de tubos : equipamento complexo e de grande porte (82 toneladas). Contrato direto com a Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB), em Jeceaba (MG).

Topo


Distribuidores SBPT : através da Paul Wurth do Brasil, dois grandes distribuidores SBPT (sistema de distribuição de carga de alto forno) foram produzidos para a Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB), em Jeceaba (MG). A fabricação totalizou mais de 90 toneladas.

Topo


Amostradores de polpa para a Samarco : foram fabricados, através de contrato com a Outotec, dezenas de amostradores de polpa, cada um com cerca de 1,7 tonelada. O objetivo foi atender a Samarco, em Mariana (MG).

Topo


Yamana Gold (Honduras) : a empresa canadense teve sua unidade de extração de ouro em San Andres (Honduras) atendida pela Mecânica Industrial Nunes, através de contrato com a Metso. Foram 73 toneladas de equipados fabricados e despachados para a América Central.

Topo


Manutenção eletromecânica para o MMX Sudeste : foram duas empresas do grupo atendidas. A primeira foi a mina Ipê, da AVG Mineração, em Igarapé (MG). A outra a mina Tico-tico, da Minerminas Mineradora, em Brumadinho (MG). A manutenção foi realizada em unidades de beneficiamento de minério de ferro.

Topo


Revitalização da ITMS : a Instalação de Tratamento de Minério Seco (ITMS) é parte integrante da Usina de Concentração da unidade Mina Fábrica (Vale), em Congonhas (MG). Realiza uma função estratégica, que é tratar o minério de fácil processamento (granulado e material fino - Sinter Feed).

Topo


Fabricação para o KWW da V&M do Brasil : este trabalho contribuiu para que a Vallourec & Mannesmann do Brasil batesse recordes seguidos de produção em sua Laminação Contínua RK. A Nunes fabricou o Leito Transversal 2 e o Transportador Múltiplo do Laminador Contínuo KWW (Kontiwalzwerk). Além da fabricação, a Nunes ficou responsável pela desmonstagem do leito antigo e montagem do novo leito. Foram 420 toneladas de material manipulado neste processo, o que dá uma dimensão da importância deste trabalho.

Topo


Expansão da Gerdau Açominas : através de contratos assinados com a Combustol, SMS Demag e Enfil, a Mecânica Industrial Nunes fabricou equipamentos que foram parte importante da expansão da Gerdau Açominas. A meta do Grupo Gerdau, na ocasião, era ampliar em 33% a capacidade produtiva da usina Arthur Bernardes, em Ouro Branco (MG).

Topo


Paradas das usinas de Pelotização e Concentração : é amplo o histórico de pequenas e grandes paradas de manutenção das quais a Nunes participou, na unidade Mina Fábrica (Vale), em Congonhas, Minas Gerais. A Nunes mantém uma equipe que conhece a fundo toda a planta das usinas de Pelotização e Concentração. O volume constante de serviços contratados da Nunes fez com a empresa estabelecesse em posto avançado (escritório) fixo na unidade.

Topo


Frentes de trabalho na V&M do Brasil : em parceria com a Mec IN Service, a Nunes finalizou três importantes serviços de fabricação e montagem nos setores de Trefilaria, Microligas e Fábrica de Luvas. A obra foi realizada na usina da Vallourec & Mannesmann do Brasil, em Belo Horizonte (MG). Na Trefilaria, cerca de 350 toneladas de equipamento foram manipuladas, sem que o setor deixasse de funcionar. Um grande desafio.

Topo


Melhorias em Córrego do Feijão (Vale) : este trabalho significou a entrada da Nunes no campo de Obras Externas. Foram realizados serviços de montagem e manutenção de todo o tipo de estruturas que visam atender às normas de segurança (guarda-corpos, corrimãos, escadas...). Outras importantes realizações foram a fabricação e montagem do Transportador de Correia, interligando a Instalação de Tratamento de Minério (ITM) e o terminal ferroviário Córrego do Feijão; a montagem da Correia Transportadora AB11 e a montagem do Separador Magnético. A Usina de Córrego do Feijão fica em Brumadinho (MG).

Topo


Fabricação ultra-som para V&M do Brasil : serviço que consistiu na fabricação e montagem do Sistema de Transporte de Entrada e Saída do novo teste de Ultra-som 6. O equipamento foi dividido em 18 subconjuntos compostos, entre outros, de linhas de rolos, removedor estrela, sistema de transporte, bolsa de alimentação e transportador de corrente. Ao todo foram 85 toneladas.

Topo


Minas de Timbopeba e Alegria (Vale) : tendo como parâmetro o excelente serviço prestado em Mina Fábrica e Córrego do Feijão, a Nunes também venceu concorrências em outras minas da Vale, como Timbopeba (Ouro Preto - MG) e Alegria (Mariana - MG). Na primeira já foram realizados contratos envolvendo parada de manutenção. Na segunda foi assinado contrato que prevê ações voltadas para a manutenção e melhorias na segurança, como aconteceu na mina de Córrego do Feijão.

Topo


Vigas para a CSN : atendendo a clientes em todo o Brasil, a Nunes fabricou 19 vigas de rolamentos para a Companhia Siderúrgica Nacional, de Volta Redonda (RJ). Cada viga possuía 2.500 mm x 15.100 mm, pesando aproximadamente 11 toneladas.

Topo


Carregador de Navios (Metso) : este serviço envolveu a fabricação de sistema de translação para Carregador de Navios, além de sistemas de translação, mastros e lanças para empilhadeiras basculantes. O contrato foi fechado com a Metso Minerals, tendo com cliente final a Alcoa Mina de Bauxita, em Juruti (PA).

Topo


Forno (Combustol) : envolveu a fabricação e pré-montagem de um Forno de Fusão e um Forno de Espera (laminação de alumínio). A Nunes ficou responsável pela confecção das carcaças (montagem parcial, caldeiraria, solda e usinagem). Contrato fechado com a Combustol, tendo como cliente final a Alcoa - Unidade Cáster 7, em Itapissuma (PE).

Topo



Mecânica Industrial Nunes Eireli. Todos os direitos reservados.
Reprodução somente com autorização.

English Version Versión en Español